Buscar
  • Imprensa/Rede

Juristas do Brasil e da Europa lançam livro na Embaixada do Brasil na Grécia


Como parte da programação do 17º Encontro Internacional de Juristas, evento que ocorrerá de 20 a 23 de janeiro em Atenas, será lançado o 8º volume da coletânea “Juristas do Mundo”, com autores de vários países – obra coordenada pelo professor Léo da Silva Alves (Brasil), Ana Cláudia Barbuda (Itália) e Marta Morillas Fernández (Espanha).


O lançamento ocorrerá na Casa de Cultura do Brasil junto à chancelaria da Embaixada brasileira na capital grega.


Nessa edição especial, os doutrinares concentraram a produção dos textos jurídicos nos referenciais da história grega, rica em questões como filosofia, política, ética e organização das instituições democráticas.


“Foi uma experiência enriquecedora, porque permitiu revisitar a antiga Grécia e, dali, recolher elementos que são válidos nos dias atuais e nos levam a questionar o desvirtuamento de certos princípios”, observa Léo da Silva Alves.


ESPECIALISTAS


A comitiva brasileira será composta por magistrados, professores de direito, autores de obras jurídicos e advogados que atuam em áreas especializadas. Uma parte dos trabalhos será dedicada ao estudo do processo nos Tribunais de Contas, atividade coordenada pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvecio, de Minas Gerais. O ex-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais tem contribuído para a aproximação da atividade de controle dos demais profissionais que eventualmente intervêm nessas causas, como advogados e juízes. “É um processo com rito singular, que precisa ser conhecido pelos demais operadores do direito para que os julgamentos sejam realizados dentro das regras jurídicas e sem incidentes que, por vezes, decorrem do desconhecimento das peculiaridades das Cortes de Contas”, destaca o especialista.


A sessão acadêmica, com comunicações de temas de relevância aos estudiosos da ciência jurídica, terá a presidência da professora Eulalia Moreno Trujillo, da Universidade de Granada e como mediadora a advogada brasileira Waléria Martins, do Estado do Mato Grosso.


O professor José Armando da Costa, do Estado do Ceará, que foi superintendente da Polícia Federal em cinco unidades da Federação, será o autor homenageado pelo conjunto da sua obra; e as personalidades honorárias, pelos seus ofícios na magistratura e no magistério, serão respectivamente a desembargadora Cleusa Regina Halfen (TRT da 4ª Região) e Carlo Bosna, professor de Direito Público na Universidade Guglielmo Marconi de Roma.


Também será lançado o livro “Ética nos Institutos Jurídicos”, coordenado pelo professor Antonio Costa, da Bahia.


A Rede Internacional de Excelência é uma confraria formada por profissionais unidos pela ética, a ciência e os princípios gerais do direito.


_______________________________________________


INFORMAÇÕES

www.excelenciajuridicainternacional.com

75 visualizações0 comentário